O que faz um profissional de TI? – Confira suas principais atribuições!

O que faz um profissional de TI? Quais são as funções que um profissional como este exerce? Vale a pena trabalhar como um profissional de TI ou as oportunidades são poucas? Qual é o salário médio que um profissional de TI recebe? Vale a pena trabalhar na área da Tecnologia da Informação ou não? Como funciona a gestão de ativos de TI?

Cresce o número de pessoas que busca de alguma forma trabalhar com a internet. Não estamos falando em trabalhar somente com a internet, mas sim em trabalhar com a área de tecnologia como um todo. Dessa forma, o mercado busca cada vez mais por pessoas que sejam capacitadas em diferentes áreas da TI.

Mas, e quais são essas áreas? As mais diversas que você pode imaginar: desde construtores de sites, até programadores raízes que quantificam e organizam uma série de dados, que, por fim, criam uma plataforma facilmente utilizável por um usuário final: aplicativos, sistemas de gerenciamento de dados para comércio, etc.

Em meio a tudo isso, temos os profissionais de TI. São profissionais capazes de gerenciar toda a parte técnica da tecnologia de uma multinacional, repleta de setores e computadores complexos que podem precisar de manutenção constantemente. Dessa forma, são profissionais muito necessários no mercado da tecnologia

No conteúdo de hoje, portanto, vamos ajudar você a entender mais sobre o que faz um profissional de TI. Dessa forma, se você busca entender mais sobre esse mercado porque quer trabalhar nele, ou simplesmente porque está pensando em contratar este profissional, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

O que é um profissional de TI?

Antes de saber o que faz um profissional de TI, você precisa compreender quem ele é. “TI” é um acrônimo usado para abreviar a palavra Tecnologia da Informação. Existem outros acrônimos dessa área que também são amplamente conhecidos, como TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros.

Um profissional de TI é alguém capaz de gerir todas as capacidades técnicas de tecnologia dentro de uma empresa ou local que precise de seus serviços. Desde partes físicas que envolvem o trabalho do engenheiro da computação, até mesmo as partes de infraestrutura online que envolvem o trabalho de correção de bugs de um analista de sistemas/programador.

O que faz um profissional de TI?

E afinal, o que faz um profissional de TI? Bem, neste caso, depende de onde ele vai atuar. Depende das principais atribuições que lhe serão repassadas, mas sim, existe um lista que podemos analisar e definir quais, entre elas, serão designadas para o novo profissional de TI contratado na empresa. Leia abaixo:

Manutenção de PCs

O profissional de TI pode realizar toda a manutenção de PCs, e estamos falando estritamente do trabalho de engenheiro da computação. Aqui, o profissional realiza uma série de correções em relação a parte física da máquina, auxiliando para que ela possa funcionar da melhor maneira possível.

Muitas vezes, o profissional de TI pode indicar a compra de um novo processador para um PC que precisa de maior capacidade para os programas que contém, instalação de SSDs em todas as máquinas para otimizar o tempo de serviço, além de outras situações semelhantes que podem melhorar o cotidiano de quem trabalha em um computador.

Correção de bugs

Como mencionado anteriormente, a correção de bugs também está vinculada ao trabalho do profissional de TI. Neste caso, o profissional realiza a análise de sistemas buscando soluções para um problema que tenha ocorrido em algum software ou hardware específico que o usuário estava utilizando.

Vale ressaltar que a grande maioria dos softwares pagos possui uma central de ajuda com profissionais de TI próprios. Dessa forma, é possível entrar em contato com os mesmos para uma sessão de controle remoto do computador em questão, buscando a solução dos problemas que estejam ocorrendo.

Upload de dados para a nuvem

Sua empresa ainda realiza o arquivamento de documentos em pastas físicas? Há uma sala específica dentro da empresa somente para o arquivamento de pastas? Bem, então provavelmente você ainda vive na década de 80, 90, ou até mesmo no início dos anos 2000, quando a ideia de armazenamento em nuvem ainda não era tão difundida.

Atualmente, não existem mais motivos para o armazenamento físico de dados. Além de não contribuir com a natureza devido a impressão infinita de papéis, ocupa muito espaço desnecessário, este que poderia ser usado de uma forma diferente, mais otimizada, gerando melhor organização dentro do espaço da empresa.

O que faz um profissional de TI neste sentido? O upload de dados para a nuvem. O profissional pode fazer uma limpa nos arquivos físicos, digitalizá-los para alguma nuvem privada (Google Drive, Dropbox, etc.) que ofereça uma boa quantidade de armazenamento e segurança dos dados lá colocados.

Assim, logo após esse trabalho inicial de upload de arquivos antigos, é possível definir uma frequência de novos uploads para a nuvem: uma vez por dia, uma vez por semana, uma vez a cada quinzena ou uma vez por mês.

O mais recomendado, principalmente em empresas maiores, é a realização do backup diário, tanto para a nuvem quanto para um HD físico, conferindo assim maior segurança nos dados obtidos dentro das últimas 24 horas. Esse foi o nosso guia sobre o que faz um profissional de TI. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

Veja também: O que é e para que serve Python? Saiba aqui

Comentários estão fechados.