10 melhores alternativas da Google Play Store

A menos que você seja um usuário avançado, você provavelmente vai para o Google Play Store primeiro para baixar aplicativos em seu telefone. Ainda assim, haverá momentos em que você não encontrará um aplicativo no mesmo devido às restrições regionais ou porque o aplicativo não está em conformidade com os termos e condições do Google. É aí que a natureza de código aberto do Android vem em socorro. Você pode instalar lojas de aplicativos de terceiros e baixar aplicativos como faria usando a Google Play Store.

Por que você deve procurar alternativas da Google Play Store?

Se você tem um dispositivo Android, provavelmente a Google Play Store é o que você acabará usando, mas haverá momentos em que você não encontrará determinados aplicativos no mesmo, e é aí que você gostaria de conferir alguns dos melhores Alternativas da Google Play Store.

Além disso, a pegada do Google Play Services and Framework está ficando cada vez maior e, se você tiver um telefone com pouco armazenamento interno, é provável que fique sem espaço livre em breve. Os aplicativos mencionados nesta lista consomem menos recursos do sistema, são totalmente seguros de usar e não invadem sua privacidade, ao contrário da Google Play Store.

10 melhores alternativas da Google Play Store (2022)

Observação: Observe que a lista de aplicativos e sites mencionados abaixo não é uma classificação; você é aconselhado a ler seus recursos e usar os que melhor se adequam a você.

1. APK Mirror

APKMirror, como o nome diz, permite baixar vários APKs Android gratuitos e nenhum aplicativo pago está disponível aqui. No entanto, o APKMirror não possui um aplicativo Android dedicado. Assim, os usuários terão que visitar o site para downloads de APKs.

Os aplicativos disponíveis nesta alternativa do Google Play são livres de malware e seguros para download. Na página inicial, os aplicativos são organizados em ordem cronológica e você também pode encontrar gráficos de popularidade com base mensal, semanal e 24 horas. Há também uma barra de pesquisa para aqueles que querem ir direto ao ponto.

A interface de usuário do APKMirror é excelente no desktop, mas pode ser desagradável para quem o acessa por meio de um smartphone. É um pouco difícil encontrar o botão de download dos arquivos APK. Fora isso, você definitivamente deveria experimentar esta loja de aplicativos Android.

2. Loja Aurora

A Aurora Store é uma loja de aplicativos Android de código aberto com tudo o que você pode pedir. Começando com a interface do usuário do aplicativo, o tema escuro combinado com uma grande variedade de opções de sotaque. O aplicativo é bastante simples de usar. O que me surpreendeu foi a biblioteca de aplicativos, pois a seleção de aplicativos não se parece em nada com os aplicativos bloatware que você encontra em outras lojas de aplicativos.

Na página de destino do aplicativo, você encontrará uma seção ‘Para você’, uma seção ‘Principais gráficos’ e ‘Categorias’. A loja também ajudará a manter seus aplicativos instalados atualizados. No geral, é uma das melhores alternativas da Google Play Store que você pode encontrar na internet.

3. Aptoide

O design do Aptoid está alinhado com os padrões do Google e a experiência é quase tão boa quanto a Play Store com uma interface de usuário bem elaborada.

Aptoide é uma loja de aplicativos Android de código aberto com mais de 700.000 aplicativos para escolher. Sua coleção tem mais de 3 bilhões de downloads. Ele foi usado por mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo desde o seu lançamento em 2009.

Existem várias versões do aplicativo Aptoid disponíveis:

  • Aplicativo Aptoide para smartphones e tablets
  • Uma edição para Smart TVs e Set-top Boxes
  • Aptoide VR e Aptoide Kids para dispositivos infantis.

Ele permite que você baixe APKs diretamente para o seu dispositivo e os instale. É uma loja de aplicativos segura e direta para Android que você pode usar como uma ótima alternativa à Google Play Store.

4. Amazon Appstore

A Amazon Appstore para Android, também conhecida como Amazon Underground, é uma das melhores alternativas para a Play Store baixar aplicativos pagos gratuitamente. A loja de aplicativos tem quase 334.000 variedades diferentes de aplicativos incríveis, gratuitos e pagos. Na verdade, é o mercado padrão para a linha de dispositivos Android da marca Android Fire da Amazon.

A coisa fascinante sobre a Amazon Appstore é o recurso “aplicativo gratuito do dia”. Todos os dias um aplicativo premium é oferecido gratuitamente. Aqueles que verificam diligentemente diariamente podem baixar muitos aplicativos populares sem pagar um único centavo.

A loja tem uma vasta coleção de músicas, livros e filmes, muitas vezes disponíveis a um preço inferior ao da Play Store. No geral, a Amazon AppStore oferece uma experiência decente para quem procura lojas de aplicativos gratuitas para Android, porque um nome tão grande o apoia.

5. F-Droid

A F-droid é uma dessas lojas de aplicativos focada apenas em aplicativos Android de software livre e de código aberto (FOSS). Os aplicativos da loja são bem categorizados e você encontrará uma vasta coleção de aplicativos gratuitos.

Excepcionalmente, todo o site e a loja de aplicativos são administrados por voluntários e dependem de doações. Portanto, se você encontrar um aplicativo que goste, considere fazer uma pequena doação para manter essa alternativa do Google Play funcionando.

O F-Droid é popular entre os desenvolvedores do Android, pois eles têm acesso fácil aos códigos de todos os aplicativos. Eles podem usar parte dos códigos para criar aplicativos próprios.

Os aplicativos não possuem avaliações ou classificações e nem sempre são tão estáveis ​​quanto podem ser encontrados no Google Play. Se você é um desenvolvedor, é um site para você.

6. Uptodown

Fundada em 2002 por Luís Hernández e José Domínguez, a Uptodown é uma das melhores alternativas da Google Play Store. O objetivo era conectar desenvolvedores para distribuir aplicativos Android, Windows e Mac com segurança.

O site hospeda todos os aplicativos populares que você pode pedir como Signal, WhatsApp, Firefox, etc. Além disso, você pode procurar seus aplicativos favoritos ou classificá-los por categorias.

O aplicativo tem mais de 130 milhões de usuários e está disponível em 15 idiomas. Além do site para desktop, você também pode baixar o aplicativo gratuito Uptodown e manter seus aplicativos atualizados.

Leia também: Não Consigo Instalar WhatsApp No IPhone: O Que Fazer?

7. SlideMe

Outro player de longa data no negócio de lojas de aplicativos que é seguro e fácil de instalar é o SlideMe. Muitos OEMs do Android Open Source Project (AOSP) são pré-carregados com o SlideMe Market. Oferece aplicativos gratuitos e premium em diversas categorias, e todos passam por um processo de controle de qualidade.

O SlideMe abre um mercado conveniente para desenvolvedores com base em localizações geográficas e métodos de pagamento.

8. APKPure

Se você estiver procurando por aplicativos ou jogos que não estão disponíveis na Google Play Store; as chances são de que eles estarão disponíveis no APKPure. Se um aplicativo for banido em seu país, você provavelmente poderá encontrá-lo e baixá-lo visitando o APKPure.

O aplicativo também possui muito mais categorias do que a Google Play Store, uma interface de usuário decente para navegar e os aplicativos mais populares. Você também pode baixar o aplicativo APKPure para Android para manter seus aplicativos atualizados.

9. Galaxy Store

Se você usa um dispositivo Samsung, provavelmente já conhece sua loja de aplicativos Android alternativa chamada Galaxy Store. Para todos, não há dúvida de que a loja de aplicativos atinge alguns números enormes em termos de aparência.

Além de todos os aplicativos fabricados pela Samsung, a Galaxy Store também apresenta muitos outros aplicativos Android populares que você pode baixar em seu dispositivo. No entanto, a loja de aplicativos atende apenas a dispositivos fabricados pela Samsung, incluindo smartphones e smartwatches. Portanto, é uma ótima loja de aplicativos secundária para os fãs da Samsung.

10. Loja Yalp

A loja de aplicativos final desta lista é a Yalp, que é um aplicativo de código aberto que permite baixar aplicativos da Google Play Store como arquivos APK, servindo assim como uma das melhores alternativas da Google Play Store.

O aplicativo foi criado para ser independente do Google Services Framework cada vez maior, pois os aplicativos da Google Play Store cresceram em tamanho, o que deu início a um aplicativo leve que as pessoas podem usar para baixar com segurança da Google Play Store.

Você pode fazer login na sua conta do Google e baixar aplicativos como faz usando a Google Play Store. Apenas certifique-se de que a autenticação de dois fatores da sua conta do Google esteja desativada, caso contrário você não poderá fazer login.

Você pode baixar a Yalp Store na página oficial de lançamentos do projeto no Github ou no F-Droid.

Nossa recomendação

Escolher uma boa alternativa da Play Store para suas necessidades pode ser difícil; nesse caso, recomendamos que você use APKMirror, Aurora Store, APKPure e F-Droid, pois eles são confiáveis ​​​​por milhões de usuários do Android, incluindo nós. Eles são totalmente gratuitos e alguns deles também são de código aberto.

Então, essas foram nossas escolhas para as melhores lojas de aplicativos gratuitas para Android em 2022. Isso resolve a questão, “O que posso usar em vez do Google Play?”

Como baixar aplicativos sem Google Play Store

No entanto, a instalação de aplicativos de “terceiros” é bloqueada no Android por padrão. Portanto, você precisará habilitar “Permitir instalação de aplicativos de fontes não verificadas” em Configurações. Para isso, acesse Configurações> Sobre o dispositivo> Toque no número da compilação sete vezes> Volte e vá para Opções do desenvolvedor> Ativar fontes desconhecidas.

Você conhece alguma outra alternativa da Google Play Store que mereça estar nesta lista? Além disso, se você está procurando alternativas para o Tumblr, confira nosso artigo relacionado aqui! Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

Perguntas frequentes

Aptoide é ilegal?

O Aptoide é totalmente gratuito, legal e uma das melhores alternativas para a Google Play Store. Como qualquer loja Android de terceiros, ela foi desenvolvida para acabar com o monopólio do Google no mercado de lojas de aplicativos Android.

O APKPure é seguro?

Sim, é seguro baixar aplicativos do APKPure. A maioria dos aplicativos publicados no site são verificados por hash MD5 com as listagens oficiais de aplicativos na Google Store, o que significa que os APKs não são modificados.

Comentários estão fechados.