Qual o médico que cuida da síndrome de túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é bastante comum, pois é originada de esforços repetitivos, algo comum na rotina de trabalho de muitas pessoas. Em vista disso, saber qual o médico que cuida da síndrome de túnel do carpo é essencial para conseguir um bom tratamento.

No artigo anterior falamos sobre o “Qual Médico Cuida De Artrose”. Neste vamos falar sobre a síndrome do túnel do carpo, que afeta nossas mãos. 

Se você não conhece, a síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.

Dessa forma, se não cuidado a tempo muitas das vezes, alguns problemas mais sérios podem ser obtidos, sem contar na dificuldade de realização das atividades diárias que necessitam da região afetada.

Portanto, para você ficar por dentro de como realizar o tratamento, explicaremos tudo sobre qual o médico que cuida da síndrome de túnel de carpo.

Os sintomas enganosos da síndrome do túnel do carpo

A sensibilidade dos dedos do polegar, indicadores e médios, por várias vezes um anelar, é dada por um nervo que passa através de um canal e localiza-se no punho.

Por meio deste canal, outras estruturas também passam, especialmente os tendões flexores dos dedos da mão.

Essa é uma pequena passagem rígida e pequena, com pequena alteração na área podendo produzir sintomas incômodos ou limitantes. Desse modo, impacta especialmente o funcionamento do nervo, sendo uma estrutura mais delicada.

No entanto, não é sempre que a pessoa que possui síndrome do túnel do carpo sente dor, pois é comum que ela se manifeste em formigamento e dormência, ou até mesmo em perda de força e dificuldade de realizar tarefas pequenas.

Esse formigamento e dormência fazem com que as pessoas vão atrás de um médico vascular, porque creem que o problema tenha a ver com alteração na circulação sanguínea.

No entanto, essa especialidade médica não a trata. 

Então, é comum que o médico vascular faça o encaminhamento do paciente para o profissional adequado diagnosticar, avaliar e tratar a condição de maneira mais assertiva.

Por fim, é por esse motivo que é tão importante você saber qual o médico que cuida da síndrome de túnel do carpo.

Qual o médico que cuida da síndrome de túnel do carpo?

Os especialistas para síndrome de túnel de carpo mais indicados são os médicos ortopedistas especialistas em mão

Até porque, isso pode levar ao mau funcionamento da região ortopédica do paciente, prejudicando o movimento, sensibilidade e dentre outros.

Por isso que, em alguns casos, o tratamento cirúrgico é necessário para reverter o quadro, causado pela não procura do médico especialista adequado ou o famoso ter “deixado para depois”.

Portanto, quando perceber sintomas como formigamento, dormência, sensação de choque, perda de força, dor e dificuldade de movimento dedos e mão, com elas se agravando à noite, procure esse especialista o mais rápido possível.

Tratamentos para síndrome do túnel do carpo

Os tratamentos que são adotados para a síndrome do túnel do carpo mudam conforme a especificidade de cada paciente.

Se os sintomas forem severos ou limitantes, pode-se minimizar o desconforto e evitar a sobrecarga por meio de atividades para descansar as mãos e alongá-las. Assim como outras possíveis alterações para seu conforto.

O uso de compressas frias é excelente também para reduzir o inchaço e aumentar o conforto. 

Contudo, há pacientes que necessitam de proteção de punho com órteses, visando permitir que as estruturas se recuperem das agressões sofridas.

Outros casos requerem a adoção de medicamentos que ajudem a aliviar a dor, o inchaço, a inflamação e a pressão do nervo. 

Por fim, o ideal é sempre em todo e qualquer sintoma percebido, procurar um médico especialista em ortopedia, para garantir bons resultados.

Considerações finais: qual o médico que cuida da síndrome de túnel do carpo?

Segundo o site da Revista Mais Saúde, a síndrome do túnel do carpo não é grave, contudo, pode causar limitações para atividades laborais e tarefas da rotina do indivíduo.

Assim, na presença de sintomas, procure um especialista a fim de diagnosticar o que está causando a condição e qual o tratamento adequado. 

Após diagnosticado, e curado, você poderá retomar sua rotina com qualidade.

Com as informações aqui apresentadas, você pode saber facilmente qual o médico que cuida da síndrome de túnel do carpo.

 

Saiba mais obre Mercado De Micro Transações: Como Funciona?

 

Comentários estão fechados.