Qual médico cuida de artrose?

Quer saber qual médico cuida de artrose? Nesse texto vamos te contar tudo sobre o assunto.

A artrose é um problema que afeta a vida de milhares de brasileiros, principalmente pessoas acima dos 50 anos. 

No entanto, essa é uma questão que tem tratamento, assim é ideal saber como identificar e qual médico cuida de artrose.

Sabendo reconhecer, fica mais fácil identificar o momento certo de procurar ajuda médica para iniciar o seu tratamento. Mas antes de contar qual médico cuida de artrose vamos te explicar um pouco mais sobre esse problema e suas características.

O que é artrose?

A artrose é um problema que ocorre pela degeneração das articulações, essa degeneração causa enrijecimento das articulações, dificuldade para realizar movimentos com o membro e ainda dor localizada.

As causas mais comuns para o surgimento da artrose são o desgaste natural das articulações, excesso de movimentos repetitivos, traumas no membro, excesso de peso e, principalmente, genética.

Quem sofre com artrose sabe o quanto o problema é incômodo para a rotina do dia a dia, mas isso pode ser aliviado com alguns tratamentos. Quando a artrose é descoberta logo no início o tratamento é ainda mais efetivo, por isso é importante saber reconhecer os sintomas.

Veja também quais alimentos possuem triptofano?

Sintomas da artrose

Os sintomas da artrose são simples de serem observados, porém, muitas pessoas negligenciam e procuram ajuda apenas quando a dor está insuportável. Por isso saber qual médico cuida de artrose é fundamental para prevenir os sintomas. Para evitar isso, é preciso procurar um médico especialista assim que os sintomas começarem.

Nos casos mais comuns os sintomas são:

  • Dor localizada na articulação afetada;
  • Dificuldade para movimentar o local afetado;
  • Inchaço na articulação;
  • Estalos ao realizar movimentos;
  • Em casos mais avançados a dor se espalha por toda a região em torno da articulação.

Além disso, e o que muita gente acaba deixando de lado, são os sintomas de artroses causadas devido a problemas na coluna. 

Dessa forma, procurar um ortopedista especialista em coluna será essencial para melhorar tal problema que pode influenciar diretamente nos membros inferiores.

Regiões mais afetadas pela artrose

A artrose se limita às articulações, por isso ela surge normalmente nos dedos da mão, joelho, coluna, ombro e punho.

Quando a artrose surge na cartilagem do joelho é comum que o problema afete às duas pernas, os sintomas são dificuldade para esticar as pernas, para subir escadas e ainda para agachar.

A artrose na mão é a mais comum, ou pelo menos são os casos que mais procuram ajuda médica. Isso porque esse problema pode dificultar ações simples, como pegar objetos ou fechar as mãos.

No ombro a artrose causa dor que irradia para o pescoço e todo o braço, além disso, a movimentação do membro fica comprometida.

Na coluna, a artrose pode surgir em dois pontos, na parte superior das vértebras ou na parte posterior, no final da coluna. A dor é local e neste caso a redução da mobilidade pode causar dificuldade para sentar, agachar e até movimentar a cabeça.

Por isso, é necessário que exista um cuidado com a posição de sentar e sempre procurar uma cadeira de escritório confortável para coluna não ficar ainda mais debilitada.

Como podemos notar, os sintomas são quase sempre os mesmos, a diferença está no local que surge e como é a reação do corpo. Por isso, ao sentir uma dor desse tipo e dificuldade para movimentar as articulações, o melhor é buscar um médico.

Qual médico cuida de artrose?

Artrose é um problema que não tem cura, porém o tratamento correto pode ajudar a controlar a dor e o incômodo. Parte deste tratamento é feito com medicação específica que deve ser acompanhada por um médico ortopedista.

Esse profissional é o especialista responsável por cuidar do problema da artrose e saberá orientar as melhores opções de tratamento. Isso porque além da medicação é preciso realizar fisioterapia com exercícios específicos para o fortalecimento das articulações e melhorar a alimentação.

Seguindo essas recomendações, é possível levar uma vida normal e sem o incômodo da artrose. Por isso vale a pena saber qual médico cuida de artrose e quando procurá-lo.

Comentários estão fechados.