5 dicas para trocar de óculos para lentes de contato com segurança

Os óculos são usados ​​para tratar uma variedade de problemas de visão, como miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Fazer o uso dos óculos de grau é conveniente para diminuir as chances ou o grau de doenças oculares, como a catarata. A cirurgia de catarata pode ser evitada com o uso adequado das lentes.

Se você está pensando em mudar de óculos para lentes de contato, considere estas cinco dicas.

1. Seus olhos podem tolerar isso?

Com o advento da tecnologia de lentes de contato, existem muitas opções disponíveis para problemas oculares. Lentes macias, rígidas permeáveis ​​a gases, descartáveis ​​e até lentes de uso prolongado estão prontamente disponíveis. A questão-chave passa a ser: seus olhos podem tolerar isso? Embora a maioria das pessoas não tenha problemas com o uso de lentes de contato após um período de adaptação, às pessoas suscetíveis a olhos secos acham difícil tolerar o uso de um par. Verifique se há problemas nos olhos antes de fazer a troca.

2. Conheça seu ambiente de trabalho

Onde você trabalha pode determinar se você está qualificado para usar lentes de contato ou não. Ambientes de trabalho que estão sujos e propensos a destroços, fumaça, cinzas, sujeira, serragem, pedra triturada e outros perigos potenciais que podem entrar em seus olhos não são adequados se você quiser usar lentes de contato. Os resíduos que entram em seus olhos ao usar lentes de contato podem causar irritações se não forem removidos, limpos e tratados. A remoção dos contatos no local não é recomendada, especialmente em ambientes sujos. Infecções oculares graves podem levar à cegueira.

3. Verifique sua programação

Longas horas de trabalho podem interferir com sua limpeza diária e regime de manutenção se você estiver usando lentes rígidas ou moles regulares. Você só deve usar lentes de contato por um determinado período. Você precisa tirá-los regularmente para dar um descanso aos olhos. O não cumprimento do esquema prescrito pelo seu optometrista pode causar mais problemas oculares. Se você trabalha em horários estranhos, pergunte ao seu médico sobre os descartáveis ​​diários ou as lentes de uso prolongado de 30 dias.

4. Mantenha limpo

A menos que você use lentes descartáveis ​​diariamente, usar lentes de contato exige que sua higiene seja cuidadosa. De acordo com a Health Canada, 40% -90% dos usuários de lentes de contato não seguem as instruções de cuidado adequadas, o que pode causar infecções graves nos olhos, como ceratite. Antes de fazer a troca, faça uma avaliação rápida de seus hábitos de higiene para ver se você pode lidar com as responsabilidades extras de usar lentes de contato.

5. Saiba o porquê você precisa mudar

Mudar de óculos para lentes de contato é relativamente fácil e você sempre pode voltar se achar que não é para você. Vale a pena saber por que você deseja fazer a troca em primeiro lugar. Os óculos podem atrapalhar ou embaçar durante esportes e outras atividades. Se você deseja mudar para uma solução melhor para os seus olhos, se você gosta dessas atividades, as lentes de contato são sua melhor aposta. Em última análise, a decisão depende de você e de seu oftalmologista. Seja para fins estéticos ou práticos, as lentes de contato têm muitas vantagens se você puder manusear bem e com cuidado.