5 dicas de como criar hábitos de higiene bucal

Possuir hábitos de higiene bucal rotineiros é fundamental para que a saúde bucal seja a mais qualificada possível. Ao mesmo tempo, ter uma cavidade oral bem cuidada garante mais qualidade de vida em diversos sentidos, já que a boca e o organismo possuem bastante relação.

Mas quais são os hábitos de higiene bucal que podem melhorar a qualidade da nossa saúde?

Se você perguntar para o dentista do seu plano odontologico, ele certamente passará diversas dicas, práticas e ideias que podem ser bastante interessantes nesse sentido, principalmente relacionados aos cuidados básicos, como a escovação.

Mas de modo a auxiliá-lo nesse processo, separamos 5 dicas importantes que podem ajudar a melhorar a sua saúde bucal, trazendo alguns benefícios como:

  • Mais qualidade do sorriso;
  • Evita proliferação de bactérias;
  • Mais durabilidade para os dentes;
  • Prevenção de doenças bucais;


Agora, confira as dicas que podem mudar a condição da sua saúde bucal e melhorar sua qualidade de vida.

Escove bem os dentes

Em qualquer consulta dentro de um convenio odontologico, os dentistas falarão para você que é fundamental escovar bem os dentes. Isso pode até parecer óbvio, mas muitas pessoas ainda não fazem isso, ou pelo menos não da maneira correta.

Limpar os dentes é muito importante, pois é a principal forma de evitar que as bactérias na boca e dos alimentos se proliferem nos dentes e na gengiva.

Entretanto, não basta apenas escovar os dentes de qualquer jeito, é preciso ter cuidado e escovar da maneira correta, no tempo indicado e realizando os movimentos calmamente.

Por isso, preste atenção quando for escovar os dentes.

Para garantir uma higienização correta, utilize escovas e cremes dentais recomendados pelos dentistas, especialmente profissionais do plano odontologico empresarial, sendo o ideal com escovas de cerdas macias.

Mais ainda, torne esse momento um ritual, não faça com pressa e não utilize muita força, passe a escova em todos os dentes e em diferentes posições. Escovar a língua também é fundamental para eliminar as bactérias nessa região e evitar o mau hálito.

Por fim, a quantidade de vezes que uma pessoa deve escovar os dentes durante o dia também é fundamental.

É recomendado que as pessoas escovem ao menos 3 vezes por dia, mas para ter uma saúde bucal de maior qualidade, faça esse procedimento sempre que consumir alimentos. Assim, você verá a diferença que a escovação pode causar.

Use o fio dental após a escovação

A escovação é o primeiro passo para ter uma higienização bucal de qualidade. Porém, é importante não parar por aí. Ainda que as escovas sejam excelentes objetos na limpeza dos dentes, elas não conseguem alcançar alguns locais, como os espaços entre os dentes.

Dessa maneira, é preciso utilizar outros materiais e apenas o fio dental é capaz de alcançar esses espaços.

Por isso, utilizar o fio dental como um elemento complementar na limpeza, retirando possíveis alimentos que fiquem presos entre os dentes ou na linha da gengiva é essencial para garantir uma limpeza ainda mais profunda e, consequentemente, uma higienização mais completa.

Cuide da alimentação

Cuidar da alimentação é mais um passo fundamental para ter uma saúde bucal em bom estado. Isso implica, inclusive, na recomendação de dentistas do plano dental coletivo empresarial ou profissionais de nutrição sobre alimentos que precisam ser incluídos no cardápio ou evitados.

Isso ocorre porque diversos alimentos podem ser prejudiciais para a saúde dos dentes e da boca de modo geral, principalmente alimentos gordurosos e ricos em açúcares.

Por isso é importante evitar o exagero no consumo desses alimentos e, sempre que consumi-los, fazer a higienização completa rapidamente, para que as bactérias não se proliferem.

Além disso, existem alimentos que podem melhorar a qualidade e a força dos dentes, como alimentos ricos em fibras e em cálcio.

Dessa maneira, buscar uma dieta balanceada, que tenha esses alimentos como prioridade e, ao mesmo tempo, diminuindo o consumo de alimentos prejudiciais, é uma excelente maneira de cuidar da sua saúde bucal, sendo essa uma das principais recomendações de dentistas de odonto empresarial.

Esqueça o álcool e o tabaco

O alcoolismo e o tabagismo são vícios bastante prejudiciais para a saúde do organismo e também para a saúde dos dentes.

Como o consumo de bebidas alcoólicas e o ato de fumar são realizados pela boca, diversos elementos que compõem esses produtos têm contato direto com os dentes.

Além do contato direto, as substâncias contidas nesses itens, como o açúcar nas bebidas alcoólicas, e as diversas substâncias que fazem parte da composição do cigarro, são bastante prejudiciais para os dentes, corroendo-os e amarelando. Por isso é fundamental evitar o vício nesses elementos.

Consulte seu dentista

A última dica que daremos é em relação ao acompanhamento odontológico, que é imprescindível para a manutenção da saúde bucal.

Por isso, para complementar os hábitos de rotina, que podem melhorar a sua saúde bucal, é fundamental ter um acompanhamento odontológico de qualidade, seja em um plano de odontologia individual, empresarial ou então plano odontologico para MEI, dependendo da sua categoria de trabalho.

Ter esse acompanhamento é muito importante para receber recomendações de práticas de higienização, verificação de resultados, realização de tratamentos, entre outros suportes realizados pelo profissional.

Por isso, é essencial ter consultas regulares com o seu dentista para garantir que a sua saúde bucal seja a mais qualificada possível.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.