Tudo que você precisa saber sobre ventilação para sua cozinha industrial

Se você está procurando um sistema de ventilação para sua cozinha industrial, é essencial obter todas as informações e todo o conhecimento possível antes de contratar uma empresa especializada no assunto.

Para que assim você possa fazer a melhor escolha entre todos os sistemas de exaustão para sua cozinha industrial. 

Saiba agora o porque que os sistemas de exaustores para cozinha são a parte mais importante no sistema de segurança e ventilação da sua cozinha industrial

O que fazem os exaustores?

Esses sistemas de exaustores de cozinha tem um trabalho árduo que ajuda a esgotar e eliminar todo o ar contaminado de sua cozinha.

O sistema de ventilação funciona de maneira contínua, eliminando desde vapores de graxa, óleo e fumaça até o calor intenso e os fortes odores da sua cozinha. Para que assim torne sua cozinha e áreas de jantares mais seguras para os clientes e os funcionários. 

Então, agora sabendo como é necessário e importante o sistema de exaustão em sua cozinha industrial, como saber qual sistema de exaustão é o ideal para você?

Como escolher o melhor exaustor para sua cozinha?

Para determinar qual sistema de ventilação de cozinha é ideal para você, primeiro você deve considerar acima de qual equipamento você tem maior necessidade de instalar o exaustor.

Sendo um equipamento de cozinha, deve-se considerar a frequência de uso e o tipo de cozimento. Vejamos mais de perto como tomar a melhor decisão.

Existem dois tipos básicos de sistemas de exaustores comerciais: exaustores tipo 1 e exaustores tipo 2. Os sistemas de exaustores comerciais do tipo 1 são especialmente projetados para serem capazes de expelir a graxa, o óleo e a fumaça, além de eliminar o calor, a umidade e os odores.

Eles apresentam um compartimento de filtros defletores removíveis que ajudam a extrair o óleo e a graxa antes que ele entre no restante de seu sistema de ventilação e nos dutos. 

Para que serve exaustores?

Os exaustores de cozinha industrial ajudam a reduzir o risco de incêndio em sua cozinha e são super necessários em certos aparelhos de cozinha, como chapas, fritadeiras, fogão e grelhadores.

Quase todos os tipos de cozimento nesses aparelhos exigirão um sistema de exaustor de cozinha Tipo 1.

Os sistemas de exaustão de cozinha industrial tipo 2 não são projetados para expelir graxa, óleo ou fumaça. Eles trabalham apenas na renovação do ar, trazendo conforto no calor, na umidade e nos odores da sua cozinha.

Este tipo de exaustor é necessário em equipamentos de cozinha que produzem vapor, como uma máquina de lavar louça, uma panela de pressão ou até mesmo os caldeirões a vapor. 

Escolher o sistema de exaustor de cozinha industrial certo é crucial para manter o ar sempre limpo e o ambiente confortável, mas para que isso ocorra com total eficiência é muito importante manter o sistema de ventilação da cozinha sempre limpo e bem conservado.

Quais cuidados precisa ter com o exaustor?

É de suma importância manter todas as peças do seu sistema de ventilação industrial limpas para que não acumule gorduras e resíduos na saída de exaustão. Essa limpeza deve ocorrer regularmente, incluindo a limpeza do capô, filtros do capô, dutos e sistema de exaustão. 

Se qualquer parte do sistema de exaustão da cozinha industrial estiver acumulando sujeira, provavelmente irá ocorrer um efeito contrário no seu funcionamento. Fazendo com que os exaustores funcionem de forma ineficiente, não fazendo a renovação do ar de forma adequada e mantendo o ar quente e com poluentes contaminados no ambiente. 

E isso além de ocasionar uma qualidade de trabalho ruim aos funcionários da cozinha, trará danos ao mecanismo de funcionamento do sistema. Então para sempre manter os sistemas de exaustores de sua cozinha comercial em excelente estado, certifique-se de seguir um cronograma de limpeza baseado na quantidade de cozimento, no tempo de uso e no tipo de cozimento.

Como limpar o exaustor?

Algumas instalações de restaurantes optam por lidar com as principais limpezas dos exaustores por conta própria, já outros estabelecimentos optam por pagar um limpador profissional, com prática e experiências em sistema de exaustores de cozinhas industriais.  

Independente de qual seja o seu caso, após instalar um bom sistema de exaustor em sua cozinha industrial, é de muita importância manter a rotina de limpeza para que seu sistema de exaustão funcione sempre de forma adequada. 

É importante lembrar sempre de limpar os filtros do capô, a limpeza do filtro do capô geralmente acontece com muito mais frequência do que todas as outras  limpezas do sistema de exaustão.

Muitos restaurantes limpam os filtros diariamente para obter uma alta qualidade na temperatura do seu ambiente de trabalho.

Conteúdo produzido por uma Agência de Marketing digital – Inbounder Marketing

 

Veja também Como economizar gasolina: dicas para economizar no combustível

Comentários estão fechados.