O que é vinil automotivo?

Você sabe qual é o material usado para o envelopamento de carros? Muitas pessoas têm interesse em fazer uma mudança em seus carros. Alguns querem apenas detalhes, outros, uma mudança extrema.

Há duas opções de fazer isso: por meio da pintura ou por adesivamento. A segunda opção tem sido a preferida dos consumidores, pois além de mais barata, ela tem diversas vantagens que a pintura não oferece.

Portanto, se você quer saber mais sobre o material usado para realizar esse serviço, continue lendo este conteúdo.

O que é vinil automotivo?

O vinil automotivo é um produto que tem como destino a personalização de vários itens diferentes, incluindo os carros. Este material é muito versátil e acaba oferecendo diversas vantagens.

Sua aplicação pode acontecer de maneira diversa e em vários materiais. Além do mais, eles possuem uma praticidade maior pois não danificam a superfície no qual foram aplicados.

Seu custo x benefício é algo também bastante vantajoso, visto que esse é um produto com boa durabilidade. Abaixo, falaremos melhor sobre os tipos existentes para que você fique por dentro do assunto:

Quais os tipos de adesivo vinil?

Existem diversos tipos de adesivos em vinil, visto que sua praticidade e usabilidade são grandes. Por isso, apresentaremos os principais abaixo:

  1. Adesivo vinil branco brilho e fosco

Esse tipo de vinil é feito por um plástico, o que lhe atribui uma resistência maior e mais facilidade de manusear. Estão disponíveis em fosco e brilhoso e sua fabricação é feita por meio de impressão digital.

Por sua versatilidade de impressão, podem ser aplicados em superfícies com mais curvas e lugares mais texturizados.

  1. Vinil transparente com tinta branca

Esse vinil tem as mesmas características do produto anterior, porém o material tem uma certa transparência. O que é ótimo para aplicação em vidros e detalhes de maior destaque.

  1. Vinil jateado

Este material também possui uma certa transparência, porém ele possui uma textura parecida com grãos de areia em sua superfície. Sendo assim, eles conseguem fazer um bom controle de luminosidade.

  1. Vinil prata

Este material é ideal para quem busca por um efeito metálico, pois possui ótima durabilidade. Geralmente, as marcas fazem uso desse material para criarem seus logotipos.

Sendo assim, apresenta um ar mais sofisticado.

  1. Vinil microperfurado

Esse tipo de vinil é muito usado em envelopamento de carros, principalmente nos vidros, pois conseguem aplicar o desenho ou o texto a se observar, sem que a visão seja tampada.

Tem ótima durabilidade e é ideal para quem busca uma personalização maior do veículo sem que tenha que perder a vista do lado de fora.

  1. Vinil automotivo

Produzido por meio de impressão digital e utiliza um dos sistemas mais modernos e avançados, trazendo qualidade, durabilidade e um bom custo-benefício para quem deseja proteger o veículo ou personalizá-lo de alguma forma.

Qual o melhor tipo de envelopamento?

A resposta para essa pergunta dependerá de algumas questões. Por exemplo, é necessário que se leve em consideração dois fatores importantes:

  • Durabilidade;

  • Condições financeiras;

Por exemplo, se o seu veículo anda por lugares bastante intempéries e necessita de trocas constantes, a escolha de um produto com durabilidade maior do que 5 anos não é válida.

Assim, você pode optar por um envelopamento mais barato e que não tenha a durabilidade tão grande. Os adesivos mais recomendados para envelopamento, são os do tipo cast.

Isso porque se adaptam melhor as curvas complexas, não encolhem e é possível que se trabalhe ele de modo mais flexível.

O PVC vinil é o material mais usado hoje em dia, além de ser um dos mais vantajosos economicamente e que garantem uma proteção maior ao veículo.

O de poliuretano proporciona ao veículo uma alta resistência, maior ainda que a do PVC vinil. É indicado para quem não quer customizar o carro com cores, pois sua aplicação é transparente, promovendo apenas a resistência do veículo.

Leia também: Pneus calibrados, economizam combustível e ampliam a vida útil deles.

Conclusão

Existem diversos tipos de vinil que podem fazer o envelopamento de carros. A lista é realmente grande. Portanto, se você tiver o interesse pelo serviço, vá até uma empresa especializada tirar suas dúvidas.

Assim, você encontra aquele que é o melhor para você e suas necessidades. Se quiser saber mais também sobre o assunto, acesse nosso conteúdo e fique por dentro do tema.

Deixe aqui seu comentário e compartilhe este artigo com mais pessoas.

Comentários estão fechados.