Entenda o que é um Afiliado e como começar nesse mercado

Navegando pela internet, principalmente nas redes sociais, você já deve ter ouvido falar em programa de afiliados ou até mesmo visto alguma de suas recomendações. Afiliados nada mais são do que indivíduos que divulgam serviços ou produtos de empresas ou de outras pessoas na internet, e em troca ganham uma comissão por cada venda que ajudaram a consumar. 

Esse mercado tem ganhado cada vez mais espaço em território nacional, e segundo uma pesquisa do The Global Payments Report 2021, desenvolvido pela companhia de tecnologia financeira FIS, as vendas online devem aumentar em 57% no Brasil até 2024.

Além das vendas online, podemos esperar crescimento do consumo e trabalho em outros setores atrelados à internet, como é o caso dos jogos online, redes sociais, e até mesmo os sites de apostas com bônus sem depósito, que demonstraram um aumento exponencial em sua popularidade desde que pousaram no Brasil.

Por conta do cenário um tanto promissor para tantas áreas, várias pessoas têm voltado seus esforços para empreender na internet, com o intuito de aumentar sua renda, além de iniciar seu próprio negócio. 

Então, para aqueles que estão de olho no mundo do marketing digital, há várias alternativas no setor – dentre elas está a venda de produtos digitais. Cursos online, ebooks e videoaulas estão entre os conteúdos mais populares, onde boa parte dos afiliados atuam.

Porém, não é somente quem cria produtos digitais que tem espaço nesse nicho – dessa forma, daremos algumas sugestões para aqueles que desejam se tornar afiliados e começar a divulgar e vender vários produtos e serviços online. 

Como iniciar

Primeiramente você precisa encontrar uma plataforma que tenha um programa de afiliados, com isso, assim que você fizer sua inscrição, também deve realizar uma curadoria relacionada aos produtos e serviços que deseja promover.

As suas vendas são contabilizadas através de um link exclusivo que identifica todas as conversões que você conseguiu realizar. Desta forma, você não correrá o risco de perder suas comissões após todo o trabalho de divulgação de determinado produto. 

Já em relação ao que divulgar, isso vai de pessoa para pessoa, e os temas possíveis são muitos, sendo que a diversidade é tamanha que é possível que praticamente qualquer um encontre algum produto oportuno para promover.

Eles variam desde as apostilas para concursos públicos, aos cursos técnicos, videoaulas para língua japonesa, entre outros.

Principais benefícios

Agora que você já tem noção do que faz um afiliado, pode estar curioso sobre os principais motivos para se tornar um, então vamos esclarecê-los para você. 

1- Seja seu próprio chefe

É você quem irá decidir a estratégia de marketing, os produtos e os canais de divulgação, assim como o tempo que será dedicado a atividade. Ademais, o que você consegue angariar é diretamente proporcional ao sucesso da estratégia que você implementou: ou seja, se você fez um bom planejamento assim como uma boa divulgação, deve colher bons resultados. 

 2 – Custo inicial baixo

Em geral, para se iniciar um negócio é preciso uma quantia considerável de dinheiro. No entanto, para começar a trabalhar como um afiliado esse investimento é baixo, já que é preciso apenas realizar seu registro na plataforma que deseja trabalhar e começar a fazer as vendas através do seu link exclusivo.

Além disso, você pode criar seu próprio site com um domínio gratuito, ou fazer a divulgação dos produtos nas redes sociais, sem precisar gastar 1 centavo a mais do que gastaria se estivesse apenas navegando na internet.

3 – Trabalhe de casa ou de onde quiser

Flexibilidade, não há palavra melhor para designar este ramo de trabalho. Você pode exercer sua função de qualquer lugar do planeta (desde que tenha acesso a internet). Você pode trabalhar de casa, enquanto cuida dos filhos, ou no intervalo das aulas na faculdade. Basta apenas que se programe com antecedência. 

Um único aviso: trabalhar como afiliado não lhe deixará rico da noite para o dia sem esforço, então não acredite em promessas milagrosas, e comece a estudar sobre o mercado digital, para que dessa forma você se destaque e venda os serviços e produtos que se propôs a divulgar.