Como economizar gasolina: dicas para economizar no combustível

Saiba neste artigo como economizar na gasolina. Andar de carro pode ser extremamente cômodo e prazeroso, seja para passear com a família ou ir de carro diariamente para o trabalho sem precisar passar calor ou se apertar num ônibus lotado em horários de pico. 

Mas assim como tem seus benefícios, dirigir também tem suas desvantagens, muito além do estresse, o que mais tem pesado é o bolso dos brasileiros que vem sofrendo muito com o aumento no valor do combustível. 

Somente em novembro, o preço médio da gasolina nos postos do país subiu 3,16%  chegando a R$6,562 o litro em média, porém o valor máximo chegou a R$7,889 tendo a quarta semana consecutiva de alta.

Por isso, como não há previsão de freio nesse aumento, trouxemos neste artigo diversas maneiras para que você possa economizar gasolina. Confira!

Para mais dicas de economia, visite o site Cartões e Milhas.

Como economizar gasolina: manutenção em dias evita gastos maiores

A manutenção periódica muitas vezes não é realizada dentro do prazo estipulado pelas concessionárias. Sendo assim, muitas vezes pela rotina corrida de seus donos, mas mantê-la em dia é extremamente importante para quem deseja obter maiores economias. 

Porque, se houver peças quebradas ou com defeito, tende a ter aumento no consumo de combustível. Pois, faz com que o motor e outras partes precisem se esforçar mais para fazer o carro funcionar.

Como economizar gasolina: ponto morto do veículo deve ser evitado

Alguns motoristas possuem o hábito de andar com o automóvel em ponto morto em diversos trechos. Andar com o carro dessa forma pode inclusive economizar gasolina em função do corte de injeção de combustível, mas isso deve ser evitado até pela segurança do motorista e passageiros. 

Essa prática pode até ser útil para os veículos mais antigos, mas para os carros atuais, existe a injeção eletrônica que realiza o gerenciamento automático do uso de combustível.

Atenção à qualidade do combustível

Em diversos postos, a qualidade do combustível acaba sendo duvidosa, principalmente por muitos deles venderem gasolinas batizadas (com álcool, água ou outros componentes misturados). 

Uma das formas de se averiguar a qualidade da gasolina é que até 27% dela seja de álcool, valores acima disso indicam uma má qualidade. 

Além disso, valores acima de 27% dão danos quase que imediatos, fazendo com que o carro engasgue. Um dos indicadores de que a gasolina é de má qualidade, com certeza é o valor da gasolina que estará muito abaixo da média de preço dos outros postos. Por isso, se ver um valor muito baixo, desconfie. A economia não compensará a dor de cabeça!

Peso desnecessário deve ser evitado

Qualquer peso extra pode fazer com que o seu carro trabalhe mais para se locomover. Por isso, caso você ande sempre com o porta-malas cheio de coisas em viagens ou no dia-a-dia, é importante separar os itens importantes que realmente devem ser levados. 

Alguns estudos indicam que qualquer 10kg no peso do carro já podem fazer diferença, imagine ter várias quinquilharias depositadas. Por isso, uma forma de economizar gasolina, principalmente em viagens longas, é importante levar somente o necessário.

Além disso, é importante se atentar ao manual de instruções, nele contém todas as informações relacionadas ao peso máximo suportado do veículo. 

Como economizar gasolina: faça o calibre dos pneus de forma regular

Calibrar os pneus é a tática mais famosa para economizar gasolina. Se os pneus não estiverem calibrados ou murchos, eles atritam mais com a via asfaltada e há indícios que o consumo de gasolina pode aumentar em até 3%. 

Parece pouco, mas no final de um certo período isso pode fazer muita diferença. Se sabe pelo manual ou nas laterais das portas qual a pressão e a calibração indicada pelo fabricante. Lembrando que a calibragem se realiza periodicamente a cada 15 dias, inclusive no pneu step.

Sempre mantenha o automóvel alinhado e balanceado

Alinhar e balancear o carro são critérios que envolvem os pneus e rodas e podem te ajudar consideravelmente na economia de combustível. 

Uma roda desalinhada pode provocar dificuldades para locomoção do carro. Assim, faz com que elas se arrastem, diminuindo a vida útil dos pneus, aumentando o risco de acidente e consequentemente aumentando o consumo de gasolina. 

Se notar algum como, por exemplo, vibrações ou sentir que o automóvel está pendendo mais para um lado do que para o outro, com certeza é preciso verificar seu carro, já que há uma grande chance de está relacionado ao alinhamento e balanceamento. 

Quando possível mantenha os vidros fechados

Além de muito peso no carro, manter os vidros abertos a todo tempo fazem com que ele apresente mais resistência no movimento. Com isso, se consome mais gasolina quando o atrito com o ar é maior.

Se considera esse aspecto principalmente se você for andar em BR’s em alta velocidade. Se estiver planejando uma viagem mais longa com seu carro, busque manter as janelas fechadas. Pois isso pode contribuir para uma boa aerodinâmica e vai te ajudar a economizar gasolina.

Leia também: Pneus calibrados, economizam combustível e ampliam a vida útil deles.

Como economizar gasolina: use o ar-condicionado somente quando necessário

Se manter os vidros fechados é um dos requisitos para economizar combustível, qual seria a alternativa para o calor? Ligar o ar condicionado? Principalmente em locais muito quentes, ter o ar condicionado é quase que um pré-requisito para fugir do calor, principalmente em horários de pico. Porém, o ar condicionado acaba consumindo muito combustível. 

Você não precisa parar de usá-lo, principalmente em horários que ele for imprescindível, mas você pode utilizá-lo de forma consciente. O ar do carro é operado graças ao seu motor, o que quer dizer que, quanto mais tempo ligado, mais combustível gastará.

Estima-se que ao ligar o ar, o consumo de combustível suba em média 10%. O motor acaba também perdendo potência para o funcionamento do carro fazendo com que você precise trocar marcha com mais frequência dentre outros processos que aumentam consideravelmente o consumo de gasolina. 

Por isso, se economiza gasolina utilizando o ar condicionado estritamente quando necessário.

Planeje sua rota  

Sabemos que nem sempre vamos saber para onde vamos dirigir. E não saber como chegar ao seu destino pode te fazer chegar atrasado e inclusive te impedir de economizar combustível. 

Sem conhecer sua rota e seguindo o GPS você pode acabar se perdendo, fazendo com que gaste mais combustível do que normalmente gastaria para chegar ao seu destino. Por isso, se planeje!