Tudo sobre torneiras monocomando

Modernos, esses modelos oferecem opção de água quente ou fria em uma só válvula

Todo mundo que já precisou realizar tarefas básicas de higiene, como escovar os dentes ou lavar louça em dias frios, já desejou que a água da torneira fosse aquecida. Entre os itens de hidráulica mais modernos para proporcionar esse conforto estão as torneiras monocomando.

Basicamente, elas são evoluções que reúnem em um só dispositivo as duas torneiras (uma quente e uma fria) que eram comuns em casas mais antigas. Como o nome sugere, a torneira monocomando permite fazer essa regulagem em um só comando.

Por ainda não ser tão popular no Brasil, muita gente ainda não conhece ou tem dúvidas sobre essa opção. Por isso, fizemos uma lista com respostas às principais perguntas sobre o assunto para que você faça escolhas bem informadas.

Como funciona?

Esse tipo de torneira vem equipada com um misturador monocomando que engloba as duas temperaturas. Assim, é possível controlar se você quer a água quente ou fria e também a vazão utilizando a mesma válvula. Em geral, ao manusear a válvula para uma direção a água sai quente e, para a outra, fria.

Qual a diferença para o misturador comum?

A principal diferença está no fato de que a torneira utiliza apenas uma válvula, ao contrário da maioria dos outros misturadores, nos quais o controle da temperatura é feito com duas válvulas diferentes, uma para a água quente, outra para a fria. Assim, esse modelo se assemelha mais a uma torneira comum.

Quais as vantagens?

Além do design mais moderno e clean, as vantagens da torneira monocomando estão em agregar a água quente ao seu dispositivo, sem perder a opção da água fria. Entre eles:

  • Mais facilidade para eliminar a gordura e desgrudar comida das louças;
  • Mais conforto térmico quando está frio.

Preciso verificar a pressão?

Uma das reclamações mais comuns de quem tem esse tipo de torneira é que sai pouca água. A explicação está na pressão. Isso depende das instalações da sua casa ou prédio, mas também da altura na qual você instala a sua torneira. 

Verifique quais são as orientações do fabricante e as condições da sua casa antes de escolher um modelo.

Como instalar?

Ao comprar a sua torneira monocomando, verifique se ela vem com um kit de instalação, que costuma ter tudo o que você precisa fazer a adaptação na sua casa, incluindo ferramentas e uma fita veda rosca para evitar vazamentos.

Você vai precisar desligar o registro e seguir o passo a passo da embalagem, que envolve inserir os engates flexíveis, colocar o anel de borracha e encaixar os parafusos e as mangueiras. Se tiver dúvidas, há vários tutoriais no Youtube que mostram o passo a passo, é só achar um video do modelo exato da sua torneira.

Sempre teste depois que concluir a instalação, verificando se a mudança de temperatura funciona, mas também a vazão da água. Cheque também se há algum vazamento. Em caso positivo, pode ser o caso de retirar tudo e refazer o processo.

Em que locais da casa posso instalar?

A torneira pode ser instalada em qualquer lugar da casa onde a água quente faça diferença. Os locais mais populares são as pias da cozinha e do banheiro. No entanto, na área gourmet ou no tanque, também podem ser ótimas opções.

Vale a pena pagar mais?

Os misturadores monocomando costumam custar um pouco mais que as versões bicomando. No entanto, pela praticidade e controle mais fácil, costuma valer a pena. Como há boa variedade de modelos desse tipo no mercado, não é difícil encontrar um que caiba no seu orçamento.

Como escolher a torneira ideal?

A escolha ideal depende de alguns fatores, entre eles um design que combine com os demais elementos do seu ambiente e o seu orçamento. Pense no longo prazo, já que a torneira é um item durável.

Leia também: Reformas em casa: pequenas reformas que você mesmo pode fazer em sua casa

Comentários estão fechados.