4 dicas para renovar seu quarto durante a pandemia de Covid-19

As obras de renovação exigem muita dedicação, tanto ao nível do tempo como da atenção, mesmo quando a remodelação diz respeito apenas a uma divisão e não a todo o apartamento.

É necessário escolher cuidadosamente a cor e o material mais adequado para as paredes e painéis, a iluminação, os pequenos acessórios de decoração como cortinas, tapetes, mesas e pontos de luz para enriquecer o ambiente.

Nem sempre é necessário investir grandes somas de dinheiro ou planear uma renovação geral para renovar um espaço habitacional e dar-lhe novas energias.

Também é possível dar um toque diferente ao espaço simplesmente fazendo pequenas mudanças, talvez dedicando tempo a um cômodo de cada vez.

Neste artigo, voltamos a atenção para o quarto, um dos ambientes mais apreciados e amados por ser um símbolo de descanso e intimidade .

Recentemente, com a pandemia global que obrigou milhões de pessoas a ficarem dentro de casa, vimos um aumento no tempo dedicado a pequenas e grandes restaurações.

A renovação dos quartos durante a Covid-19 é certamente um dos tópicos mais populares e interessantes.

Vamos descobrir como revitalizar esta sala com algumas dicas.

Cores para renovar o quarto durante Covid-19

Um santuário de relaxamento e o espaço íntimo por excelência para onde nos retiramos após um dia estressante para recarregar física e mentalmente. 

Especificamente por este motivo, foi essencial renovar o quarto durante o período Covid-19 para recriar essa sensação de paz e segurança.

O objetivo é claro: criar um ambiente sereno, agradável e tranquilo através da escolha de móveis, tecidos, iluminação e cores em harmonia entre si .

Para isso, no início é necessário um passo fundamental: escolher as cores das paredes .

1. Verde, um lembrete da natureza

As últimas tendências de design de interiores sugerem o uso do verde em seus tons mais suaves e discretos.

A cromoterapia também reforça a tendência, enfatizando o efeito relaxante dessa cor que transmite harmonia e serenidade; que ajuda a recuperar de transtornos de ansiedade e não cansa os olhos .

Recomendamos a utilização de uma tonalidade delicada como sálvia ou azul-petróleo para alternar com a neutralidade do branco para evitar um efeito visual monótono e monocromático.

Se o branco não o convence, pode optar por uma combinação com o castanho claro e todos os tons terrosos – do cinzento pomba ao caramelo – que estiveram em voga nos últimos anos.

Novamente, o uso da paleta marrom é uma referência inequívoca à natureza .

2. Azul, um toque relaxante

Outra cor duradoura que sempre é popular para pintura de parede é o azul: dos tons mais escuros aos mais claros, essa cor fará com que seu quarto pareça moderno.

Tons mais escuros, como cobalto, irão adicionar intensidade, enquanto tons mais claros, como papel de açúcar ou água-marinha e azul celeste, irão torná-lo sofisticado.

Embora todos os tons desta cor se prestem muito bem para tornar o quarto aconchegante, como regra geral, tenha em mente que os tons mais escuros são mais adequados para quartos maiores, pois tendem a restringir opticamente o espaço, enquanto os tons mais suaves se prestam para animar qualquer espaço .

A valorização do azul também foi atestada pela sua eleição como cor Pantone do ano de 2020 pelos seus muitos aspectos positivos : adapta-se a muitas combinações, estimula a positividade e é recomendado para quem sofre de insónias. Existem muitos motivos para escolhê-lo.

3. Tons terrosos, uma paleta quente

Trazer a natureza para dentro de casa: esta é a principal visão que impulsiona as tendências do design de interiores em 2021. Uma forte referência à natureza através da utilização de cores, tecidos e materiais específicos.

Argila, ferrugem, damasco, caramelo, terracota, pêssego e salmão, mas também areia e bege: estes e muitos outros tons das paletas terrosas aquecem e tornam o quarto aconchegante dando caráter e mantendo-se discreto.

O amplo leque de opções permite escolher as melhores tonalidades de acordo com o rendimento pretendido, prestando atenção, mais uma vez, à dimensão da divisão: quanto mais generosa a superfície, mais a tonalidade pode aumentar de intensidade.

4. Amarelo, uma solução surpreendente

Certamente, nem sempre considerada adequada para uma sala dedicada principalmente ao relaxamento, o amarelo vive um momento de grande sucesso.

Juntamente com o Ultimate Gray, o Illuminating Yellow foi escolhido como a cor pantone do ano de 2021.

Caloroso, positivo, enérgico e que transmite uma mensagem de otimismo, o amarelo é perfeito para tornar o quarto acolhedor durante o período de Covid-19 devido ao seu significado positivo.

Se você não se atreve a usar uma tonalidade muito brilhante, opte por uma variante pastel mais suave para estimular a concentração.

5. Roxo, um tom estimulante

Mesmo o roxo, à primeira vista, não parece ser a melhor cor para tornar um quarto aconchegante. Em vez disso, surpreendentemente, é um dos mais adequados.

Muitos designers de interiores inspirados na disciplina oriental do Feng Shui escolhem esta cor para harmonizar os espaços, valorizando as formas do mobiliário, as alturas, os tamanhos e o contexto envolvente.

O roxo é uma solução inesperada, capaz de estimular a meditação e a criatividade , principalmente nos tons quase imperceptíveis de lilás, malva e lavanda. 

Para realçar esses tons, considere combiná-los com acessórios de decoração em uma paleta correspondente, como uma chaise longue, se o espaço permitir.

Parede de destaque, um ponto focal para criar interesse

A engenhosidade e o tédio levaram-nos a procurar soluções interessantes para renovar o quarto na Covid-19 vezes.

Havia muitas ideias e, muitas vezes, nenhuma necessidade de grandes intervenções. A criatividade norteou a reforma de muitos quartos , que mudaram de cara com alguns ajustes.

No que diz respeito à decoração de cores alternativas, uma tendência popular é uma parede de destaque. O que é? Estamos a falar de uma parede colorida, decorada de várias formas ou com uma textura diferente em relação às paredes circundantes que passa a ser a protagonista, dando personalidade a toda a sala.

As soluções para transformar uma parede no foco de um espaço são infinitas, e é apenas o seu gosto pessoal que direciona essa escolha.

Nossa recomendação é usar uma cor que crie uma ligação com o resto da sala ou quebre completamente, criando um fator de surpresa.

Alternativamente, você pode usar a parede escolhida para pendurar uma grande pintura, uma foto de corpo inteiro ou encher de quadros que mostram a sua personalidade se você gostar do mundo geek invista em quadro de animes, por exemplo, e faça uma decoração super descolada.

A ideia de adicionar papel de parede também é interessante. Esquecido há muito tempo por ser considerado antiquado, o papel de parede está de volta graças também à variedade de texturas e padrões disponíveis no mercado.

A meio caminho entre o quarto e a sala de estar

Devido a uma visão tradicionalista ligada à habitual subdivisão do espaço, muitas vezes somos levados a pensar que um quarto deve ser dedicado exclusivamente ao sono. Já não se trata apenas disso.

Num conceito mais contemporâneo, um quarto é muito mais do que um local de descanso.

Nos tempos atuais, remodelar o quarto durante a pandemia de Covid-19 significa repensar os quartos de uma forma mais funcional e fluida.

No entanto, a ideia de dedicar o espaço mais amplo e confortável ao descanso não mudou, onde colocar uma cama confortável e elegante embelezada por mesas de cabeceira práticas .

Para reforçar o efeito de relaxamento, recomendamos a criação, se o espaço permitir, uma área de bem-estar, que se está a tornar cada vez mais popular nos dias de hoje, com a inclusão de um pequeno pufe um espelho sofisticado, uma cómoda e um elegante sofá, talvez aos pés da cama.

Um pequeno oásis de tranquilidade que atua como um limbo e ajuda a criar uma atmosfera positiva e relaxante.

Uma sala equilibrada para relaxamento

São muitos os elementos que devem comunicar harmoniosamente para que o nosso quarto seja agradável, funcional e condiz com os nossos desejos e o estado de espírito que decidimos seguir.

Uma linha tênue entre necessidades específicas, tendências atuais e gosto pessoal um equilíbrio que não é fácil de alcançar, mas necessário para o sucesso de um restyling ideal com o objetivo final de criar um espaço relaxante.

Não vamos esquecer que a chave para projetos de sucesso está em analisar com calma e cuidado cada elemento, se possível, ocupando um quarto de cada vez, sem excluir uma visão geral que reúne todos os quartos.